Essas passagens foram tiradas do livro É proibido de Ricardo Gondim, debatendo o que a bíblia permite e a igreja proibe. É Proibido traz, finalmente, para a mesa de debate, um dos temas mais polêmicos entre os assuntos relacionados às igrejas evangélicas em nosso país: até onde alguns homens têm ocupado o lugar de Deus para ditar proibições? Existem muitas pessoas hoje longe das igrejas evangélicas e totalmente indiferentes à mensagem bíblica por terem sofrido disciplinas e exclusões. Motivo? Foram vistas de lábios ou unhas pintados, de cabelos cortados, usando calças compridas, colar, brincos, jogando bola, soltando pipa ou incorrendo na prática de alguma outra proibição imposta pela igreja que elas freqüentavam. Os líderes evangélicos que excluíram, ou influenciaram decisivamente na exclusão dessas ovelhas do seu rebanho, estariam praticando uma correta e sadia exegese bíblica? Quando pregamos que a Igreja tem que estar separada do mundo, o que estamos querendo dizer com isto? Em que devemos nos diferenciar das pessoas que ainda não confessaram a Cristo como Salvador? Será que devemos nos levantar da mesa de um restaurante quando virmos que à mesa ao lado está sentada uma pessoa que bebe ou fuma?Por ter comido com pecadores e publicanos; por ter permitido que seus pés fossem lavados e enxugados por uma mulher pecadora; por ter pregado a sós para uma mulher de Samaria de vida nada exemplar, e por ter morrido entre ladrões, certamente Jesus também seria excluído dessas igrejas. Quando o Senhor ordenou que fôssemos luz do mundo e sal da terra, estava se referindo a esse desafio de vivermos em um ambiente onde reinam as trevas e a imundície, sem nos deixarmos contaminar por elas. Ele nos instruiu, pois, a influenciar positivamente o mundo com a luz e a preservar com sal aquilo que ainda pode ser preservado. É sobre este e outros polemíssimos assuntos ligados ao tema geral dos usos e costumes em nossas igrejas, que disserta, de maneira equilibrada e bíblica, o autor deste livro.
Raramente o sermão expõe a bíblia, pois sempre começa com um versículo e acaba tratando do que pode e do que não pode.
Quanto mais rico, menos policiamento, quanto mais pobre maior a disciplina. As igrejas de mais disciplinas são as maiores, porém: Para cada 10 convertidos, quantos saem sem suportar o pesado julgo do legalismo?
UMA ANTIGA TRADIÇÃO PODE SER UM ANTIGO ERRO.
Práticas tradicionais geram conflitos domésticos. Não deixar que um adolescente veja TV, pois vai aprender a brigar gera um conflito em casa e o adolescente irá vivenciar uma briga. Um terço das brigas entre pais e filhos é por causa do fanatismo religioso. O número de pessoas desviadas nós mostra que esse problema precisa urgente de uma resposta bíblica.
Muitas pessoas acham que suas boas obras garantem salvação e na verdade vão aparecer os bons frutos. Contudo a ordem é invertida. Depois da salvação os bons frutos aparecem. Pois se fosse assim o sacrifício de Cristo não seria eficaz.
Muitas dessas proibições devem ser o preço que elas devem pagar, porém o preço já foi pago. Muitas vezes rejeitamos músicas não evangélicas mais usamos as suas descobertas médicas.
A graça é um favor de DEUS, mesmo os pagãos possuem. E por isso que há pessoas que fazem o bem e a justiça. A salvação vem de graça porem a santidade vem de nós. A graça nos faz envergar o certo do errado, buscando a DEUS, por isso cuidado com os guias cegos que nem entrem no céu e nem deixa os outros entrarem,
Em 2 Tm 2:15 – Não se envergonhe de não saber a palavra de DEUS, busque.
Vaidade é colocar esperanças naquilo que é vão passageiro, perecível.
As coisas importantes são tudo que não se vêem, pois tudo que os olhos vêem é passageiro.
O pecado não apaga do homem a imagem de Deus nele. 2 Co 4:18
A graça de DEUS não exige não cobra, mas capacita. Ef 2-48

0 comentários: